Noticias/Entretenimento


MotionScan: tecnologia do jogo L.A. Noire pode revolucionar expressões em animações

Conheça a tecnologia que está deixando todos com o queixo caído devido ao nível de detalhamento das expressões faciais.
Alta definição, resolução arrasadora e som digital não são o ápice da computação gráfica. O que ainda arranca suspiros de quem assiste a um filme ou joga um game feito nesses padrões são os pequenos detalhes. Movimentos das mãos e, principalmente, da face são os maiores desafios para os desenvolvedores e as maiores paixões dos críticos.
Hoje, o que está fazendo com que muitos fiquem de cabelo em pé são as primeiras imagens do novo jogo produzido pela Rockstar Games (produtora do aclamados Grand Theft Auto e Red Dead Redemption): L.A. Noire, que se passa em um período em que os gângsteres “faziam e aconteciam” nas cidades norte-americanas.
Não pelos gráficos inovadores dos carros e construções, nem pela história que está sendo apresentada. O ponto alto dos trailers é a expressão facial de cada personagem. Com movimentos realistas de sobrancelhas, boca e enrugamentos, fica difícil não perceber o estado emocional de cada um que esteja envolvido no enredo.
Ao contrário dos outros games da produtora, L.A. Noire não é tão focado na ação ininterrupta, mas sim na parte investigativa do departamento de polícia californiano. Segundo os desenvolvedores da trama, até mesmo as expressões faciais dos personagens podem representar possíveis mentiras em suas declarações, o que não pode fugir dos olhos dos jogadores.

Um passo para o futuro: o sistema MotionScan

Você pode estar se perguntando: “Por que isto é tão legal?”. A resposta não é apenas do Baixaki, mas vem de um coro que pede – em uníssono – por melhorias nestes detalhes dos gráficos há anos. Muitos jogos possuem gráficos quase perfeitos, mas nas cenas de diálogos deixam muito a desejar, mostrando bocas travadas e rostos sem expressão.
Estúdio de gravação
Até mesmo no cinema este tipo de falha pode acontecer. Para não precisar resgatar um passado longínquo, basta lembrar-se do filme “Tron” (a regravação de 2010). O vilão Clu realiza movimentos complexos com a boca, mas o resto de seu rosto parece que foi congelado, pois as alterações são mínimas.
Com L.A. Noire (ao menos nos trailers), estas falhas não existem. Utilizando um inovador sistema de captura de imagens, até mesmo pequenos detalhes como o quanto as bochechas inflam ou o quanto sobem as sobrancelhas em situações de nervosismo podem ser transformados em movimentos para os personagens. 
Chamada Dubbed MotionScan (ou Depht Analysis – análise de profundidade, em português), a tecnologia combina sistemas de escaneamento facial de alta definição e algoritmos inteligentes. Essa combinação é responsável pela transmissão, em tempo real, das imagens que são captadas pelas câmeras e transformadas em modelos 3D nos computadores.
As pesquisas para a criação deste moderno esquema começaram a ser feitas em 2004, mas apenas no início de 2010 é que foi possível iniciar a utilização real do projeto. Para a criação do L.A. Noire, mais de 400 atores foram convocados para dar voz (e cara) às mais de 2,2 mil páginas (somente para o protagonista, são mais de 80 horas de gravação) de um roteiro complexo e audacioso.

Como é feita a captura dos movimentos?

Os equipamentos

Um estúdio foi desenvolvido especialmente para a gravação das cenas de L.A. Noire. Nele, os atores (um de cada vez) ficam dispostos no centro da sala, em uma cadeira, que não pode ser mexida para não atrapalhar a angulação das capturas. Por todos os lados há câmeras direcionadas à cadeira, prontas para capturar cada movimento realizado pelos artistas. 
32 câmeras Full HD
Ao todo, são 32 câmeras dispostas em pares para filmar os atores em duas angulações diferentes, completando 360 graus de abrangência. Todas elas são Full HD, ou seja, as imagens geradas possuem resoluções de 1920 x 1080 pixels. Estas câmeras Machine Vision podem gravar até 30 frames por segundo e custam 6 mil dólares cada.

Com ou sem marcadores?

Há dois tipos de tecnologias para a captura de movimento facial, os que utilizam (Marker-based) e os que não utilizam marcadores (markerless). Enquanto os primeiros deixam o rosto dos atores repletos de pontos para traçar a movimentação digitalmente, os segundos utilizam apenas câmeras e softwares complexos para movimentar os modelos digitais.
Marcadores apenas para o corpo
Filmes como “Expresso Polar” e “Beowulf” utilizaram as tecnologias de captura com marcadores, que deixa um pouco a desejar nos detalhes das expressões. L.A. Noire é produzido com o outro sistema, que utiliza apenas câmeras (32) para capturar a movimentação e criar modelos tridimensionais nos computadores. Mas para a captura dos movimentos corporais, são utilizados marcadores.

A importância dos atores

Como todos os personagens possuem expressões reais, é de suma importância que os atores tenham o comprometimento com o trabalho, o que exige um esforço inédito de grande parte deles. É sabido que as artes cênicas pedem bastante expressão corporal de seus adeptos, mas o MotionScan pede justamente o contrário.
Movimentos de braços, pernas, tronco e até mesmo pescoço não são utilizados pelos desenvolvedores do game, apenas o rosto é aproveitado. Também há o fato de que as câmeras são fixas e focadas em um ponto único, por isso todos os atores precisam ficar praticamente imóveis (o que é bastante trabalhoso).
Captura do trabalho dos atores
Também é necessário que eles utilizem roupas laranja com uma bola verde no peito. Esse contraste é responsável pela focalização aperfeiçoada dos movimentos faciais. Como você pode ver no vídeo que está no topo deste artigo, não há pontos ou eletrodos fixados na pele dos artistas, tudo é feito pelas câmeras e pelos softwares.

E... Ação!

Após todos os detalhes estarem ajeitados: câmeras preparadas e atores com os textos decorados; chega a hora de começar a gravação. Ao mesmo tempo em que o ator fala, o modelo 3D é movimentado e o som é capturado em sincronia. Qualquer movimento da pele é reconhecido, até mesmo a tensão dos olhares e enrugamentos na testa.
Por dia, podem ser gravados até 50 minutos de ação. Para quem acha pouco, outros modelos de captura de movimentos não chegam à capacidade de 20 minutos. A eficiência e a qualidade, somadas, tornam o MotionScan o modo mais avançado de captura para games já lançado. Consequentemente, L.A. Noire terá o que há de mais moderno até o momento.
Protagonista em ação
A equipe de desenvolvimento do jogo só precisou inserir os rostos e os sons nos corpos já criados e movimentá-los para criar toda a atmosfera do game. Segundo a equipe da Team Bondi (empresa responsável pelo MotionScan), tudo o que a Rockstar precisa fazer é colocar o rosto no corpo e ajustar as inclinações das cabeças.

Para que tanto em um jogo?

Muitos podem dizer que o investimento serve apenas para mostrar a superioridade da Rockstar no gênero, mas é necessário saber que as expressões faciais têm um papel de suma importância no desenrolar da história. Cada interrogatório de suspeitos possui falas que podem incriminar ou não os personagens, mas o rosto deixa estampado se ele está mentindo.
Também não podemos esquecer que a Rockstar Games é uma empresa que não lança qualquer jogo no mercado. Trabalhando apenas com títulos que possuem grandes chances de explodirem no mercado, seus jogos são sucesso de vendas por onde passam. Assim aconteceu com o GTA, assim aconteceu com o Red Dead Redemption e assim deve acontecer com o L.A. Noire.
.....
Como já dissemos, este é o primeiro passo que uma desenvolvedora de games dá em direção ao futuro da captura de movimentos. Muitos já dizem que isso pode mostrar que os games e o cinema estão cada dia mais próximos e logo farão parte de realidades muito similares.
O que você pensa acerca desta nova tecnologia? Será que o MotionScan fará muita diferença para alavancar as vendas de L.A. Noire ou acabará sendo apenas mais um recurso de um jogo excelente? Deixe um comentário para nos contar qual a sua expectativa.



Smart TV Upgrader: o conversor que deixa TVs acessarem a internet

Televisores compatíveis com o padrão DLNA agora podem acessar sites como o YouTube via conexão Wi-Fi ou Ethernet.
Conversor
Fonte da imagem: LG Electronics
Na próxima semana começa a CES 2011, a maior feira de eletrônicos do mundo, durante a qual a LG Electronics pretende exibir o ST600 Smart TV Upgrader. O dispositivo é uma caixa quadrada de 11 centímetros de lado, com controle remoto próprio, que permite o acesso à internet por meio de televisores compatíveis com o padrão DLNA. O lançamento está previsto para o segundo trimestre de 2011.
O serviço chamado de Smart TV era conhecido antes como NetCast e estava disponível somente para as TVs embutidas com a tecnologia do ST600. Como o padrão existe desde 2003, qualquer aparelho produzido depois disso provavelmente possui as entradas necessárias para conectar o Smart TV Upgrader.
Com isso, a LG deseja disponibilizar o conteúdo online do serviço para usuários que não desejam comprar uma nova televisão para ter acesso a essa tecnologia. A conexão é feita via Ethernet ou Wi-Fi, isto é, basta conectar o cabo da internet no aparelho ou encontrar uma rede sem fio disponível para se conectar a sites como o YouTube.

RIC: documento de identidade com chip eletrônico é confirmado pelo presidente

Luís Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente o lançamento dos novos documentos de identificação brasileiros.
Campanha oficial do novo documento
O RIC (Registro de Identificação Civil), documento que deve substituir o Registro Geral, foi anunciado oficialmente pelo presidente do Brasil. Com informações divulgadas há mais de um ano, somente agora Luís Inácio Lula da Silva pronunciou-se acerca do projeto, que será implementado aos poucos em território brasileiro. Inclusive, foi lançada uma página oficial na internet.
Já em 2011, 2 milhões de brasileiros devem receber este novo modelo de documentação. Há uma série de vantagens sobre os atuais RGs, pois os RICs são à prova de fraudes e falsificações, devido à utilização de um chip eletrônico que armazena várias informações sobre os cidadãos, como nome, sexo, nascimento e todos os outros dados que já existem hoje


Como ativar configurações secretas do Google Chrome

Você sabia que o Google Chrome pode ganhar abas laterais, acelerar sua navegação com a placa de vídeo e exibir páginas ao mesmo tempo em que você digita na barra de endereços?

Se você também adora descobrir o que todas as configurações de seus programas fazem, vai adorar saber que o Google Chrome agora conta com opções secretas introduzidas com um convidativo aviso de “cuidado”.
Cuidado, os experimentos podem morder!
Desde a sétima versão do navegador, o usuário já tinha a liberdade de ativar algumas configurações consideradas “instáveis”. Experimentos malucos estão prestes a ocorrer em seu navegador, se é que você tem coragem de descobrir o que cada uma delas faz. Mas cuidado, nós do Baixaki não nos responsabilizamos pelos resultados (nem o pessoal da Google).

About:flags

Antigamente conhecida como “about:labs”, a página informava apenas que os recursos ainda não estavam finalizados. Para evidenciar o fato que de eles podem causar a instabilidade do navegador, a Google resolveu atualizá-la para “about:flags” e introduziu um símbolo de material radioativo com uma mensagem pouco convidativa (em português, “Cuidado, estes experimentos podem morder”).
Basta habilitar as opções.
Para acessar a página, basta digitar “about:flags” (sem as aspas) na barra de endereços do Google Chrome. Ao todo são 17 opções, lembrando que parte delas não será de grande utilidade para usuários comuns. Enquanto algumas são voltadas para desenvolvedores, outras nem sequer possuem amplo suporte na web.

E o que essas opções fazem?

Desde simples mudanças visuais até habilitar a aceleração gráfica para navegação e aumentar a segurança do browser. Todas acompanham uma breve explicação e um simpático botão para habilitar/desabilitar através de um único clique. Lembre-se de que, para que as mudanças entrem em vigor, é preciso reiniciar o Chrome.
Abas laterais do Chrome.
A primeira delas (Side Tabs) permite que você mude a posição das abas. Após habilitá-la, clique com o botão direito sobre qualquer aba ativa e escolha a opção “Usar guias laterais”. Já a segunda (Tabbed Settings) faz com que opções do browser deixem de ocupar uma janela à parte e sejam exibidas em uma nova aba.

Visualização em tempo real

Destaque para a opção “Print Preview”, que permite que o usuário confira uma prévia da página ao mesmo tempo em que digita na barra de endereços, sem a necessidade de pressionar Enter. As opções “Disable outdated plug-ins” e “XSS Auditor” aumentam sua segurança ao desativar plug-ins com conhecidas falhas de segurança e inibir a ação de sites maliciosos respectivamente.
Opções do navegador em uma aba.
Já se o seu computador conta com uma boa placa de vídeo, utilize-a para tornar mais rápida sua navegação com as alternativas “GPU Accelerated Compositing” e “GPU Accelerated Canvas 2D”. Finalmente, “Check for known conflicts with 3rd party modules” verifica se algum programa em segundo plano é incompatível com o navegador e previne travamentos.
Vale lembrar que, assim como alertado pelo about:flags, tais opções ainda não estão finalizadas e podem mudar, quebrar ou desaparecer a qualquer instante. Com a devida cautela, não se deixe intimidar pelo aviso e examine a fundo todas suas funcionalidades ocultas do navegador. Somente assim você conhecerá todo o potencial do seu Google Chrome.


Mito ou Verdade: desligar o PC antes do Windows faz mal?


Existem testes que dizem que se você fizer isso mais de dez vezes, pode causar danos irreversíveis ao seu disco rígido, de modo que o seu Windows não iniciará da maneira correta. Assim, podem acontecer travamentos e até mesmo problemas mais graves.

Entretanto, há outra linha de pesquisadores de defende a teoria de que este tipo de procedimento não causa danos físicos, e sim ao Windows, já que com essa medida o sistema não terá como finalizar os processos que está executando no momento em que você ordenou que o computador fosse desligado. Assim, vários arquivos são corrompidos e alguns programas podem parar de funcionar corretamente.
Será que o disco rígido é prejudicado?
Se você adotar a linha dos pesquisadores que acreditam em danos irreparáveis no hardware, é bom ficar atento para problemas que podem acontecer devido ao corte brusco de energia nos circuitos do seu computador.
O mais prejudicado nesta história será o seu HD, que poderá não rodar da maneira correta e até mesmo ser riscado de uma maneira quase irreversível. Assim, o computador fica com problemas bastante sérios.


Essa é uma questão que divide muitas opiniões pelo mundo afora. Sempre haverá quem diga que não vai acontecer nada, ou então aqueles que ficam abismados toda vez que veem alguém desligar o computador direto na energia.
O fato é que o sistema operacional precisa fechar algumas rotinas para que quando você ligue o computador novamente, encontre tudo como deixou no momento anterior.


Desligamentos abruptos podem fazer com que alguns arquivos do sistema operacional sejam corrompidos e não funcionem bem. O Windows, assim como outros sistemas operacionais, trabalha com arquivos importantíssimos tanto na sua iniciação quanto no encerramento.
Para que o sistema continue a funcionar bem, é melhor que você use o processo convencional de desligamento através do Menu Iniciar do seu computador. Entretanto, se isso acontecer apenas uma vez ou duas, não precisa se desesperar como fez o João do exemplo acima.
Tome cuidado ao desligar o seu computador!
O problema vem quando esse tipo de desligamento se torna frequente. As rotinas do Windows passam a ser cortadas ao meio, danificando arquivos. Imagine que o mesmo João estava fazendo um trabalho durante a aula em vez de assistir a vídeos no YouTube. Se o amigo dele desligasse o computador enquanto João estava salvando este trabalho, o Word talvez não tivesse tempo de fazer a cópia de segurança para que o arquivo pudesse ser retomado do último ponto de salvamento.
Agora, imagine que em vez de um trabalho, fosse uma configuração importante do seu sistema operacional. Se o Windows fosse desligado de repente, sem que houvesse tempo para salvar este registro, com certeza João enfrentaria alguns problemas para utilizar o computador.
Os discos rígidos antigos sofriam com o desligamento inadequado. Os novos também podem sofrer!
Agora, vamos tratar sobre o hardware. Enquanto o seu computador está ligado, existe energia circulando pelas placas e circuitos. Essa energia é filtrada pela fonte, componente vital para o seu computador. A fonte é a responsável por permitir apenas a entrada de uma quantidade específica de eletricidade na sua máquina.
Há algum tempo, interromper a alimentação de um computador acarretaria consequências bastante sérias. Entretanto, as fontes de hoje em dia já conseguem garantir alguma segurança quanto a isso.
Cuide bem do seu computador!
Mesmo assim, isso não significa que existe algum tipo de imunidade a esses problemas. Outra informação importantíssima: fonte não é o estabilizador. A fonte do seu computador fica dentro do gabinete. É dela que saem os fios amarelos, vermelhos e pretos para serem ligados aos dispositivos do seu computador. O estabilizador ou no break é um utilitário externo ao seu computador. É nele que você liga a tomada, para que aconteça uma estabilização da energia que é enviada ao computador.
Procure não interromper a alimentação do seu computador abruptamente!
Dependendo de onde você morar, a oscilação de energia pode fazer com que os componentes sejam danificados. Por isso, o uso do estabilizador se faz importante, já que ele possui peças dispostas de maneira que a energia que chega às suas placas e discos rígidos não se torne um problema.
Falando sobre discos rígidos, é importante lembrar do tempo em que o sistema operacional usado em boa parte dos computadores era o DOS.
Desligue o computador corretamente
Enquanto no Windows não é necessário fazer nenhum tipo de ação relacionada ao disco rígido para desligá-lo, no DOS o usuário precisava digitar a linha de comando “park” para que o HD fosse “estacionado” na posição correta. Caso isso não acontecesse, o disco poderia ser corrompido e todos os dados perdidos.
Muito bem, agora que você já conhece os riscos que corre se desligar o computador antes do Windows, fica a seu critério decidir qual é a melhor opção. Mas lembre-se: de qualquer maneira o sistema operacional será danificado. Pode ser que não tenha acontecido até agora, mas para que dar chance ao azar? Se existe a opção “Desligar”, é porque o Windows precisa de algum tempo para ser encerrado com segurança!